/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/W/ykT4UdSNWzvvbZhLKOZQ/globo-canal-4-4-frame-91456-1-.jpeg)
Vacina russa Sputnik V — Foto: JN
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou em postagem nas redes sociais nesta terça-feira (16) que assinou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará que permite a compra de 5,8 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
O Projeto de Lei foi aprovado nesta terça-feira (16), em sessão virtual. Camilo já havia enviado o pedido aos deputados estaduais para aprovação da compra dos imunizantes nesta segunda-feira (15).
"Sancionei a lei aprovada hoje na Assembleia Legislativa que autoriza o estado a realizar a operação contratual para aquisição da vacina Sputnik V", disse o governador.
Novas vacinas
O Ceará deve receber nesta semana novo lote de vacinas contra a Covid-19. A nova carga contém 180 mil doses. O nono lote de vacinas contra a doença foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na manhã desta tera-feira (16), durante uma vistoria nas unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza. A carga chega ao Ceará na quarta-feira (17).
Ceará recebe oitavo lote de vacinas contra a Covid-19, com 109 mil doses
“Estamos lutando muito pelas vacinas. Aliás vamos receber um lote de 180 mil vacinas agora provavelmente amanhã no Ceará. Vamos dar continuidade, mas tem sido muito pequena a quantidade diante da necessidade, afirmou.
Durante o anúncio, Camilo Santana, afirmou que deverá anunciar novas medidas duras contra o avanço da Covid-19 no estado.
“Vamos anunciar nesta semana novas medidas. Sei que são medidas duras que afetam a economia do estado, afeta a vida das pessoas, mas o estado tem faz um esforço de fazer medidas importantes que possam socorrer e que apoiar as famílias mais vulneráveis do estado do Ceará. Em breve vamos anunciar novas medias”, reforçou.
Aumento das mortes e isolamento social
A média diária de mortes por Covid-19 no Ceará subiu 28% na primeira quinzena de março em comparação com o que foi observado no mês de fevereiro.
Nos primeiros 14 dias deste mês, foram contabilizados, em média, 41 mortes pela doença no estado a cada 24 horas; no mês anterior, a média foi de 24 falecimentos a cada dia.
Um decreto em vigor em todo o estado determina que apenas atividades consideradas essenciais podem manter as atividades. As medidas valem até domingo, 21 de março.
O decreto foi estabelecido inicialmente para Fortaleza e em seguida ampliado para todo o estado devido ao aumento dos casos e óbitos pela Covid-19.
Por G1 Ce.