/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/S/k/PouAk1Tr2pB7fdx8A7Ng/fortaleza-2.png)
Fortaleza amanheceu com chuva nesta terça-feira. — Foto: Ticianna Nunes e Wellington Arruda/Arquivo Pessoal
A terça-feira (16) começou com chuva em Fortaleza e em pelo menos outros 45 municípios cearenses. No momento, a capital registrou 12 milímetros no posto pluviométrico do Bairro Água Fria. Na Região Metropolitana, choveu também em Cascavel (41 milímetros); Guaiúba (40 milímetros), Caucaia (36 milímetros), Pindoretama (30 milímetros), Beberibe (20 milímetros) e Paracuru (12 milímetros).
As chuvas se distribuíram também nas regiões do Vale do Jaguaribe, Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns. Choveu em Ocara (34 milímetros), Ipueiras (28,3 milímetros) e Independência (25 milímetros).
De acordo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – durante a semana.
As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.
Maiores chuvas por Municípios no dia:
Cascavel
Guaiúba
Morada Nova
Caucaia
Santa Quitéria
Ocara
Banabuiú
Bela Cruz
Crateús
Pindoretama
Por Diário do Nordeste