
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) certificou dois hospitais de Sobral por alcançarem o índice satisfatório de conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente. O Hospital Regional Norte (HRN), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) alcançou a marca de 100% de conformidade. Já o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) alcançou o índice de 76.2% de conformidade aos indicadores.
A entrega dos certificados foi realizada na última terça-feira (13). Os hospitais participaram da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – 2020, sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária do Ceará.
A Anvisa divulgou um relatório no qual apontou os critérios de segurança do paciente avaliados e a lista por estado dos serviços de saúde com alta conformidade. Entre os critérios analisados estão a instituição de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
“É um reconhecimento da Anvisa de que o hospital desenvolve práticas de segurança do paciente de acordo com as metas do programa brasileiro. O HRN possui um núcleo de segurança do paciente que atua no desenvolvimento de estratégias para a qualificação do cuidado pautado na segurança”, avalia Kildery Teófilo, gerente de risco do Hospital Regional de Sobral.
“Estamos reformulando nosso Núcleo de Segurança do Paciente e fortalecendo ações de prevenção e investigação de eventos adversos relacionados à assistência. Prestar assistência com alto padrão de qualidade é a nossa missão, sendo assim, é uma prioridade cumprir todos os quesitos estabelecidos nas normas e resoluções da saúde visando sempre melhor atender nossos pacientes e salvar vidas”, destaca o diretor-geral do Hospital Santa Casa de Sobral, Dr. Klebson Carvalho.
O Sobral Portal de Notícias parabeniza a todos que fazem parte destas duas unidades importantíssimas para a população de Sobral e da região norte do estado.
Por Spn Notícias