
Delegado Regional de Sobral faz balanço das últimas ações da Policia Civil em Sobral
Com Jonas Deison/Manoelzinho Canafístula
Um trabalho investigativo coordenado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou nas prisões de dois homens investigados por uma dupla tentativa de homicídio, ocorrida no ano de 2020. Em desfavor dos suspeitos, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, na cidade Forquilha, mesmo município onde ocorreu os crimes.
Cristiano Bezerra Soares (25), com antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, e Josivan Duarte Lima (21), com passagens por porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal dolosa, foram capturados na tarde desta sexta-feira (17), após investigações policiais que os apontaram como suspeitos de uma dupla tentativa homicídio, registrada no dia 12 de novembro, no bairro Cidade de Deus, em Forquilha.
Segundo informações colhidas no dia do crime, as vítimas de 58 e 31 anos – mãe e filho, respectivamente – foram surpreendidos pelos suspeitos. Na ocasião, as vítimas foram atingidas por disparos de arma de fogo, foram socorridas para uma unidade hospitalar. Os mesmos homens são suspeitos de ter matado, uma semana antes, o outro filho da mulher, um homem de 39 anos.
De posse das informações sobre o crime, os investigadores representaram pela prisão deles. Com as decisões judiciais em mãos, os agentes de segurança localizaram e capturaram a dupla. Josivan e Cristiano foram presos no bairro Cidade de Deus e na comunidade de Quilombos. Os dois foram conduzidos à Delegacia Regional de Sobral. E estão à disposição da Justiça.

Segundo o delegado Regional Paulo Castro a PCCE tem trabalhado intensivamente nas investigações e prisão de criminosos, fala ainda do dever de mostrar à população os resultados dos últimos dias que foram bem complicados em Sobral, “a gente tem boas notícias, hoje (17) dois homicidas da cidade de Forquilha envolvidos em mais um homicídio, foram capturados pela equipe da Delegacia Regional de Sobral na tarde de hoje, bem como um traficante aqui em Sobral foi preso nessa tarde.
Foi uma tarde bem produtiva e a Polícia não para, ela trabalha diferente da Polícia Militar Polícia, a Militar é mais ostensiva, ela tem aquela questão de ir mais imediatamente, a gente não, a gente tem que trabalhar mais na calma, formando provas, formando todo o arcabouço probatório para poder, não só prender, como manter presas as pessoas responsáveis pelos crimes que estão acontecendo, tanto Sobral quanto na região”, disse o Delegado.
O delegado informa ainda que a Polícia Civil não para, ele ressalta que o trabalho é sempre feito pelos bastidores, “a gente tá verificando cada uma das coisas que estão acontecendo, a gente não tá alheio a isso, é bom que a sociedade saiba que tem gente trabalhando, por se preocupar com a sociedade. A gente se preocupa. A gente tá aqui para cuidar disso. Agora nosso modo de trabalhar, ele é mais velado né, mas como eu gosto de falar, por trás dos bastidores, cada um desses casos que aconteceu aqui em Sobral está sendo investigado, as pessoas vão ser encontradas, as pessoas vão ser punidas pelo que fizeram, agora é um trabalho demorado, é um trabalho que não é da noite para o dia porque como eu já expliquei, a gente precisa formar provas, provas contundentes, essas pessoas, não basta apenas a gente apontar e sim para formar provas”, destacou.
O delegado destacou ainda a importância da participação da sociedade, ajudando a fornecer informações que vão ajudar nas investigações e que é garantido o direito ao anonimato, “é bom lembrar que a gente precisa muito da participação popular, a gente viu que a população chegou a fazer uma nota de repúdio e tal por causa da violência, a gente não só elogia a população estar pedindo seus direitos, mas a gente também pede a população, que atue nos seus deveres. São os deveres da população, da sociedade e de ajudar na Segurança Pública”, ressaltou.
O delegado explica como a população pode ajudar, “como é que eu vou ajudar? Nos trazendo informações totalmente de maneira sigilosa, de maneira totalmente segura. A gente precisa saber das informações para que a gente tenha uma linha de investigação. Trabalhar em cima dessa linha de investigação e conseguir chegar nessas pessoas”, declarou.
Por fim o delegado falou sobre as próximas atividades que serão realizadas pela PCCE, “inclusive nesse final de semana a Polícia Civil estará com o efetivo especializado durante todo o final de semana fazendo um trabalho específico de produção de provas, com relação a esses últimos homicídios e com relação a outros casos, que aconteceram com certa repercussão, que a gente vai tá trabalhando para dar andamento mais rápido a essas investigações, são muitos casos, mas a gente tá dando literalmente o gás aqui, o sangue, o suor, para conseguir trazer a segurança para a sociedade sobralense”, finalizou.
O Delegado disse por quais meios, a população pode mandar informações ou fazer denúncias anônimas pelo WhatsApp da Polícia Civil (88) 3677-4711. Ele disse que é o mesmo telefone da Delegacia Regional, que ao invés da pessoa ligar para passar informação, pode enviar as informações diretamente pelo App, pois o número do WhatsApp fica a cargo do Núcleo de Inteligência, que está sob a coordenação do delegado.