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Os empréstimos não autorizados pelos clientes preocupam o órgão. O cliente é cobrado sem ter pedido um empréstimo. — Foto: Reprodução/TV TEM
As cobranças indevidas ou abusivas protagonizaram a maior parte das reclamações levadas pelos cidadãos ao Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) nos primeiros meses de 2022. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, foram 1.250 queixas registradas em janeiro e fevereiro. No mesmo período ano passado foram 1.139 reclamações.
A entidade realizou 2.713 atendimentos, um crescimento de 17% na comparação com os dois primeiros meses de 2021, quando foram realizados 2.310 atendimentos.
Além das cobranças indevidas e abusivas, problemas em relação a produto com vício, dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento, crédito consignado e contrato também comprometeram o sono dos fortalezenses no último ano. (Veja quadro abaixo)
Conforme a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, os empréstimos não autorizados pelos clientes preocupam o órgão. O cliente é cobrado sem ter pedido um empréstimo.
"Nós temos observado aqui no Procon Fortaleza diversos consumidores têm nos procurado para fazer uma reclamação com essa questão em relação a empréstimos. Muitos problemas relacionados a isso. Por exemplo, o empréstimo é realizado sem a autorização do próprio consumidor. Às vezes, o dinheiro cai na conta do consumidor. Ele não percebeu e acaba gastando aquele dinheiro sem querer e quando vai observar percebe que houve empréstimo sem autorização”, explicou.
Como denunciar
Cobranças indevidas lideram queixas no Procon Fortaleza
Janeiro a fevereiro de 2022
Cobrança indevida/abusiva 1.250
Produto com vício 161
Dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento 108
Crédito Consignado 94
Contrato (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, etc) 84
Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato 65
Contrato (rescisão /alteração unilateral) 50
Venda enganosa 39
Não entrega/demora na entrega do produto 38
Cálculo de prestação/taxa de juros 35
Fonte: Procon
Denúncias podem ser realizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo "defesa do consumidor", pelo aplicativo Procon Fortaleza e ainda pela Central de Atendimento ao Consumidor, no número 151.
“O consumidor inicialmente tem que procurar a empresa para reclamar sobre seu problema inicialmente. Não solucionou ele deve buscar seus direitos através de um órgão de defesa do consumidor. Os canais de defesa do consumidor temos as centrais de atendimento que é o 151. O consumidor pode abrir uma reclamação pessoalmente, mas ele tem que agendar através do portal da prefeitura de Fortaleza na aba defesa do consumidor”, explica Eneylândia Rabelo.
Por g1 CE