/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/q/D/wBH5ZdSSm2sURbidihFQ/movimentacao-centro.jpeg)
Medida foi anunciada nesta terça-feira (14) pela governadora Izolda Cela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/q/D/wBH5ZdSSm2sURbidihFQ/movimentacao-centro.jpeg)
Ceará tem ponto facultativo na quinta de Corpus Christi e na sexta-feira — Foto: Fabiane de Paula/ SVM
O Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16), data em que os católicos celebram Corpus Christi, e também na sexta (17). A medida foi anunciada nesta terça-feira (14) pela governadora Izolda Cela, em redes sociais.
Conforme a governadora, o decreto determinando o ponto facultativo será publicado no Diário Oficial do Ceará desta quarta.
A igreja católica comemora nesta data a instituição da eucaristia. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando o desejo que a eucaristia fosse celebrada por todos os fiéis.
Como funciona o ponto facultativo

Entenda o que é o ponto facultativo
O ponto facultativo é folga garantida para servidores públicos. Empresas privadas podem definir se dão ou não um dia de descanso para os empregados. Caso a empresa opte por manter as atividades, os empregados devem comparecer ao local de trabalho sem direito a remuneração extra.
O ponto facultativo é definido sempre pelo governo, seja federal, estadual ou municipal.
Diferentemente do ponto facultativo, no dia de folga o trabalhador tem direito a um dia de descanso; em caso de postos de trabalho que não podem parar, como hospitais, o empregado recebe o valor em dobro pelo dia de trabalho.
Por g1 CE